4 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

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A evolução da internet permitiu que as empresas utilizassem as tecnologias a seu favor e melhorassem os seus níveis operacionais e estratégicos. Hoje, os gestores de TI podem encontrar soluções mais simples e práticas para reduzirem os custos no setor sem que seja necessário sacrificar parte da eficiência. Além disso, muitas dessas soluções vêm acompanhadas de benefícios que tornam o departamento de TI mais produtivo, com maior segurança e controle dos dados.

Veja agora 4 dicas para reduzir os custos de TI na sua empresa!

1. Profissionalize o departamento

A primeira coisa que os gestores de TI devem fazer para reduzir custos no setor é avaliar a equipe de força de trabalho. Os profissionais devem ser contratados com base na qualificação técnica e experiências necessárias para cumprir as tarefas exigidas pelo cargo de forma excelente. Esse cuidado ajudará a poupar recursos como tempo e a utilização de equipamentos e softwares por causa dos retrabalhos necessários.

Se a sua equipe já foi formada e você não se atentou a isso, não se preocupe. Há uma saída simples: promova a capacitação dos profissionais incentivando-os a participarem de cursos, palestras, seminários e treinamentos. Lembrando que a capacitação deve ser contínua para garantir um aumento das habilidades individuais e manter um desenvolvimento sustentável, tanto dos profissionais quanto da empresa.

2. Automatize os processos operacionais

As tecnologias de internet estão em constante evolução e as tarefas que não podiam ser automatizadas antes, agora provavelmente podem. Por isso, os gestores de TI devem reavaliar os processos periodicamente e encontrar as ferramentas certas que ajudarão.

Softwares de automatização de tarefas contribuem para a redução de falhas humanas, do tempo necessário para executar cada atividade e exigem um quadro menor de profissionais atuando no setor.

3. Tenha a Cloud Computing como aliada

Muitas empresas ainda gastam rios de dinheiro para manter uma infraestrutura baseada em data centers locais. O medo de se expor na internet pode gerar riscos ainda maiores como a perda parcial e total dos dados por danos em equipamentos. Hoje, os gestores de TI estão enxergando as soluções em nuvem com outros olhos devido às políticas de segurança muito mais confiáveis.

E não é só a questão da segurança que torna a Cloud Computing uma aliada estratégica do negócio. Dados armazenados em nuvem contribuem para a redução de custos com investimentos em equipamentos e softwares e agrega mobilidade corporativa permitindo um acesso remoto de onde e quando quiser a partir de um dispositivo móvel.

4. Conte com um apoio especializado

Deixar os aspectos tecnológicos da sua empresa nas mãos de profissionais que realmente entendem do assunto não só ajudará a economizar dinheiro como também poderá simplificar as operações diárias. O nível de know how entregue é tão alto que a empresa pode sentir melhorias que antes acreditava ser impossível.

Muitos gestores de TI já perceberam a grande vantagem em terceirizar parte ou todas as funções do setor para empresas especializadas no ramo e melhoraram significativamente a força competitiva que tinham.

A organização de um setor de TI mais enxuto requer cuidados e planejamento para que a empresa realmente alcance os benefícios propostos. Cabe aos gestores cumprirem esse papel e ajudarem a empresa a analisar cortes de custos potenciais, aliando ferramentas e estratégias tecnológicas para isso. Aproveite as dicas e agregue também maior eficiência ao setor.

Fonte: PoloIT